A tecnologia, especialmente a que veio com os smartphones, mudou muitas coisas no mundo. Entre elas, a experiência de planejar as viagens e de, efetivamente, realizá-las. Apps de viagem tornaram a vida dos viajantes muito mais simples e prática, impedindo problemas e dificuldades que eram comuns há uma década, seja para conhecer o Brasil, seja para conhecer o exterior.
Essa revolução começa desde a escolha das passagens e hospedagens, com alguns aplicativos, como Kayak, Skyscanner, Booking e Decolar.com, e estende-se aos mais diversos aspectos da viagem.
Neste post, você vai conhecer sete apps que não podem faltar nos telefones dos viajantes — todos eles gratuitos e disponíveis para Android e iOS. Confira!
1. Yelp
Esse é um daqueles aplicativos que ajudam você a se sentir um local e aproveitar as melhores experiências na vizinhança. Por meio do Yelp, é possível encontrar restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais e ainda conferir as avaliações de outros usuários. Um verdadeiro guia urbano com todas as vantagens de uma rede social.
2. Trip Advisor
Semelhante ao Yelp, o Trip Advisor reúne dicas e avaliações de usuários sobre estabelecimentos e pontos turísticos, como hotéis, restaurantes, museus e passeios em geral. Na busca, é possível tanto conhecer a opinião da comunidade sobre um estabelecimento em especial como encontrar listas de possibilidades para atender uma necessidade específica (por exemplo, uma relação com os melhores crepes de Paris).
3. Around Me
O Around Me também é um aplicativo para encontrar estabelecimentos, mas, nele, o principal critério é a vizinhança, isto é, você escolhe o tipo de estabelecimento que procura (supermercados, bancos, postos de gasolina) e o aplicativo mostra, num mapa, quais são os mais próximos de onde você está. É possível fazer compras e reservas a partir do próprio aplicativo.
4. Foodspotting
Voltado especificamente para alimentação, o Foodspotting ajuda a localizar os melhores restaurantes e experiências gastronômicas da cidade em que você está. É indispensável para quem acredita que a comida é a melhor porta de entrada para uma cultura.
5. Swift Wifi
Uma das coisas que não mudaram nesses anos foi o preço que pode custar usar os serviços da sua companhia telefônica numa viagem ao exterior. Então, é bem comum, especialmente em alguns países, ficar muitas horas sem poder acessar o smartphone por falta de conexão. Por isso, é bom contar com um aplicativo como o Swift Wifi, que ajuda a encontrar redes wi-fi compartilhadas no lugar onde você estiver e já conecta-se a elas automaticamente.
6. Moovit
Viajar, especialmente para as maiores cidades da Europa, é sinônimo de usar bastante transporte público. O Moovit ajuda você a ficar por dentro dos meios, horários e localizações dos pontos de transporte público, assim como dos intervalos e tempos de deslocamento entre dois ou mais pontos. Já são quase mil cidades registradas no aplicativo, que usa os bancos de dados das operadoras de trânsito.
7. Monefy
Para viajar bem, é preciso não perder o controle das finanças. Alguns aplicativos, como o Monefy, ajudam a manter o seu planejamento em dia. Com ele, você registra o valor de cada gasto e tem o retorno de como anda o saldo de suas transações e com o que está gastando o seu dinheiro. Você tem a opção de fazer esse controle na moeda da sua predileção: real, dólar, euro etc.
Aliás, falando em planejamento financeiro, agora que você conhece o Monefy e outros seis apps de viagem que você precisa ter no seu smartphone, que tal saber mais sobre como planejar os seus gastos na hora de conhecer outras cidades e países e não correr o risco de estourar o orçamento? Veja o post que preparamos sobre esse assunto!