Existem muitas opções de turismo disponíveis no planeta. No entanto, uma característica muito procurada pelos viajantes é a capacidade de o local proporcionar momentos relaxantes e livres das preocupações dos grandes centros urbanos. Por isso, conhecer as cidades brasileiras com fontes de águas quentes pode ser muito interessante.
Antes de tudo, você sabe por que existem lugares com essa característica? Embora esse seja um tema curioso, na realidade, o processo é extremamente simples. A água da chuva se infiltra pela terra e vai abrindo caminho para as camadas mais profundas. À medida que ela desce, também vai esquentando em função do calor natural do nosso planeta.
Posteriormente, formam-se reservatórios que ficam até três quilômetros abaixo da superfície e, por conta da pressão, a água tende a escapar para o topo, aproveitando as rachaduras e as passagens maiores que existem entre as pedras e formando as famosas fontes termais.
Nosso país tem muitos locais com fontes de águas quentes e, sem sombra de dúvidas, alguns municípios que você nunca ouviu falar, mas que podem ser justamente o lugar que você buscava para passar um final de semana ou até mesmo as suas férias. Confira a seguir alguns dos melhores!
Olímpia
Repleta de águas termais, o município de Olímpia pode ser o destino ideal para quem deseja passar as férias de inverno em um local agradável e aconchegante. Por ali, destaca-se o Thermas dos Laranjais, um dos parques aquáticos mais visitados da América Latina.
Além disso, essa linda cidade do noroeste paulista também é conhecida como a “Capital do Folclore”, tendo um museu com um completo acervo sobre o tema. Também destaca-se por ter um forte mercado em termos de agropecuária e no universo dos agronegócios.
Mossoró
O paradisíaco estado do Rio Grande do Norte pode ser mais conhecido pelas suas belas praias, mas isso não quer dizer que ele não tenha excelentes destinos de águas termais. A cidade de Mossoró tem a única fonte de águas termais da Região Nordeste e, por isso, acaba sendo uma grande atração.
O lugar chama-se Thermas Hotel e Resort e é um convite ao descanso. Trata-se de um empreendimento charmoso, com qualidade de atendimento, diversas piscinas e serviços de alto nível. O complexo aquático Planeta Água tem nada menos do que doze piscinas termais, que atingem inacreditáveis 58 graus de temperatura.
Barra do Garças
Barra do Garças, sem nenhuma dúvida, merece figurar entre as principais cidades brasileiras com fontes de águas quentes. Localizada no estado do Mato Grosso, a região é um convite a um banho tão relaxante quanto refrescante. Como se não bastasse, o município tem uma boa estrutura para receber turistas.
A grande atração é o Parque das Águas Quentes, um local aprazível no qual você pode aproveitar momentos de diversão em suas piscinas. Para quem viaja com filhos, há um espaço exclusivo para crianças se entreterem. Para adultos, existem bares, restaurantes e até um pequeno rio.
Rio Quente
Rio Quente, em Goiás, também é uma cidade brasileira com fontes de águas quentes. Trata-se de um dos destinos mais procurados para esse tipo de turismo e isso não acontece à toa. O município abriga o único rio de águas quentes de todo o planeta, com temperaturas que oscilam de 26 a 47 graus.
Por conta disso, Rio Quente é considerada uma das maiores potências hidrotermais do mundo e montou uma excelente estrutura para receber turistas, incluindo praias artificiais e resorts com piscinas naturais.
Barretos
Apesar de Barretos sempre ser relacionada com o universo dos rodeios, essa cidade também é uma nova opção para quem busca águas termais. Nesse aspecto, destaca-se o Barretos Country Thermas Park, considerado um excelente local para quem deseja recarregar as energias
Integrado ao resort Barretos Country Hotel, o empreendimento é um atrativo turístico incrível e conta com parque infantil, piscinas e uma excelente infraestrutura.
Gostou de conhecer as cidades brasileiras com fontes de águas quentes? Esperamos que nossas dicas ajudem você a planejar as suas próximas férias!
Aprovou nossas indicações? Então, que tal compartilhar este post em suas redes sociais?