Qual a melhor época para viajar? Depende. Afinal, todos os momentos podem ser bons para passear. Mas nem sempre esse período coincide com o melhor dos cenários e é justamente nas férias escolares que muita gente entra em recesso, o que faz com que elas precisem viajar na alta temporada.
Muitas pessoas evitam viajar nessa época, para evitar as aglomerações de turistas, a procura excessiva pelos locais mais famosos e fugir dos preços, que costumam ser um pouco mais altos em comparação com os custos na baixa temporada.
Mas há pessoas que não têm escolha e só conseguem viajar nesse período, que coincide com o recesso escolar das crianças e as férias da universidade, para o caso de pais de jovens. Alguns até preferem sair de férias na alta temporada, justamente para aproveitar os atrativos que encontram apenas nessa época do ano.
Fazendo uma boa pesquisa sobre o destino e com algum planejamento prévio, é possível aproveitar o destino na alta temporada sem gastar uma pequena fortuna. Confira nossas dicas abaixo!
Vantagens de viajar na alta temporada
Muitos destinos costumam ter atividades sazonais, que são realizadas apenas na alta temporada, em função do volume maior de pessoas circulando. Por isso, quem deseja ter mais opções de lazer disponíveis, prefere viajar nessa época para aproveitar o maior número de atrações.
Outra vantagem é poder circular em locais agitados, com pessoas de toda parte. Quem adora a possibilidade de conhecer pessoas novas e não resiste a uma muvuca tende a gostar mais das viagens na alta temporada.
Dicas para aproveitar melhor a viagem
Alguns fatores são determinantes para quem quer planejar uma viagem em família em pleno período de alta temporada. A primeira dica na hora de escolher o destino é comparar os preços.
Ora, se você vai viajar numa época bastante concorrida, em que a alta procura consequentemente eleva os preços, então vale a pena buscar o destino mais agradável, para que o esforço compense.
Para não pesar muito no bolso, faça uma boa pesquisa sobre os destinos e considere partir em voos durante a semana, na madrugada ou em aeroportos alternativos. Muitos destinos no Brasil podem ser mais caros do que uma viagem para o exterior. Por isso, vale a pena pesquisar, também, os preços das passagens para países vizinhos.
Outra forma de economizar na viagem é cozinhando ou fazendo pequenas refeições no local onde está hospedado. A alimentação fora pode representar um alto custo no orçamento da viagem.
Destinos para todas as épocas
Os locais visitados no destino também podem fazer toda a diferença no passeio. Por exemplo, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, recebe muitos turistas em julho para curtir as baixas temperaturas da época na região mais fria do país. Mas muitas pessoas também viajam para o sul nas férias de final de ano, para apreciar as luzes e o clima de Natal, em pleno verão.
Em Barretos, não é diferente. A Capital Nacional do Rodeio reúne multidões em agosto, na época da famosa Festa do Peão de Boiadeiro, conhecida como a maior da América Latina. Mas também atrai turistas nos outros meses do ano devido ao Barretos Country Thermas Park, um resort com Praia, Parque Aquático, Bar de Gelo, Parque de Aventuras e outras 40 atrações.
Já a cidade argentina de Bariloche é famosa por receber, no inverno, gente de toda parte que deseja esquiar. Mas no verão, o mesmo destino atrai por sua paisagem campestre e seus belos lagos.
Percebe que uma mesma cidade pode ter atrações diferentes e agradar de formas diversas, dependendo da época do ano? Cabe a você avaliar que atrações podem ser mais interessantes para sua família e montar o roteiro do passeio.
Que tal as nossas dicas para aproveitar melhor as férias e viajar na alta temporada? Esperamos que elas tenham sido úteis e que você consiga aplicá-las para fazer do recesso um período ainda mais agradável com a família. Se você tem filhos pequenos e quer levar as crianças na viagem, leia este outro artigo e saiba como aproveitar esse momento precioso para relaxar e estar com quem amamos!