Muita gente que adora viajar não pode se imaginar arrumando as malas que já começa a sofrer. Quais roupas levar? Quantas peças para cada dia? Como organizar tudo e não esquecer de nada?
São tantos dilemas que levam a pessoa a adiar a arrumação da bagagem e deixar quase tudo para a última hora. Não cometa esse erro! Para evitar dores de cabeça, inclua a organização da sua bagagem como um item no planejamento da sua viagem.
Uma boa organização evitará que você leve peso desnecessário e ocupe espaço a mais na mala com coisas dispensáveis, que impossibilitam a compra de novos itens. Confira nossas dicas e saiba como começar!
1. Faça uma lista
Pode parecer óbvio, mas tem gente que arruma a mala sem seguir uma ordem e se perde no meio do caminho. Para não cair nessa armadilha, faça uma lista com as peças que deseja levar, como roupas e calçados.
Se possível, detalhe a quantidade de peças e não se esqueça de incluir itens que você costuma usar no dia a dia, como roupas de banho. Além disso, não esqueça dos seus documentos pessoais.
2. Coloque os itens de higiene
Você não precisa ficar sem os seus itens básicos de higiene, mas também não é necessário levar aqueles vidros de 400 ml de xampu, condicionador e hidratante. Especialmente se você ficará poucos dias fora.
A maioria dos hotéis oferece amostras desses produtos, mas caso você faça questão de usar os seus, invista naqueles kits de higiene compactos que vendem em farmácias ou lojas de itens para o lar. Outra opção é comprar todas essas coisas em embalagens do tipo miniatura.
3. Consulte a previsão do tempo
Sapato alto, tênis ou galochas? Suéter, blazer ou casaco pesado? Na hora de escolher as roupas e calçados para colocar na mala, é fundamental ter em mente o clima do local de destino.
A seleção das peças também depende muito do tipo de viagem que você vai fazer. Se for a trabalho ou passeio, as roupas que você vai usar podem variar bastante, mas, em ambas as situações, vale checar as temperaturas para saber quais vestimentas serão necessárias e aquelas que você não precisará.
4. Otimize o espaço
Uma das dicas mais valiosas para arrumar as roupas é dobrá-las em forma de “rolinho”. Essa tática ajuda a economizar espaço na mala e ainda deixa as roupas menos amassadas na hora de usar.
Você pode dobrar cada peça individualmente, mas se quiser ser ainda mais organizado, faça rolinhos com o look completo. Por exemplo, saia + meia-calça + camiseta + suéter. Assim, você não precisa revirar a mala inteira procurando uma única peça, para montar a combinação.
5. Leve uma bolsa dobrável
Coloque na mala uma bolsa extra do tipo dobrável, como aquelas de tecido usadas em academias. Elas podem ser úteis para o caso de você fazer compras no destino, com a vantagem de não ocupar espaço na sua mala!
Afinal, nunca se sabe se você vai precisar de algo durante a viagem ou se encantar com alguma coisa que avistar em um ponto turístico. Desse modo, você não precisa suspender a programação só para ir atrás de uma bolsa extra.
Considere também que é raro não voltar de viagem com uma ou outra lembrancinha na bagagem. É bom, inclusive, prever gastos adicionais com compras e presentes.
Essas são dicas valiosas para quando estiver arrumando as malas. Com elas, os preparativos para a viagem serão muito mais simples. Portanto, coloque-as em prática e não esquente mais a cabeça!
Agora que você já sabe arrumar suas malas sem errar, aproveite para conferir nossas dicas de como montar o orçamento para viajar tranquilamente!