Se você está em busca de um passeio turístico memorável, conhecer um pouco mais sobre as principais vinícolas na Serra Gaúcha fará a diferença no momento de escolher seu próximo destino de viagem.
Esse recanto italiano dentro do Brasil, com vinhos de excelente qualidade e espaços aconchegantes, possibilita desfrutar a bebida enquanto degusta alguns quitutes e aprecia uma linda vista da Serra Gaúcha. Isso tudo tem um charme especial que não pode ser subestimado. Não é à toa que a região é muito procurada por turistas dos lugares mais variados.
Continue a leitura para descobrir como são as vinícolas gaúchas e fazer uma escolha acertada na hora decidir sua próxima viagem! Vamos lá?
Por que visitar as vinícolas na Serra Gaúcha?
Gramado é o primeiro lugar que vem à cabeça quando pensamos em Serra Gaúcha e há muito para conhecer nesse lugar.
A experiência é única ao visitar uma vinícola e acompanhar o processo de produção de vinho, principalmente para os apreciadores dessa bebida tão saborosa. Mas não são apenas os vinhos que atraem turistas, há cultura e tradições que envolvem a elaboração da bebida.
Além de aprender sobre os detalhes sobre a produção, é possível conhecer cada etapa e as características que as diferentes vinícolas têm de preparo, o que reflete no sabor e aroma do vinho.
As belas paisagens e a gastronomia local — assim como as degustações de vinhos — são mais pontos positivos para se levar em conta no momento de decidir se a viagem para a Serra Gaúcha é ideal para você.
Quais vinícolas são interessantes para se conhecer?
As opções são variadas e podem ser escolhidas de acordo com seus gostos. Caso queira, é possível montar roteiros especiais para ir a cada vinícola de sua preferência, conhecendo todas elas em uma pequena tour.
A região da Serra Gaúcha conta com excelentes alternativas, com características que mudam conforme a estação do ano e que ficam abertas para visitação o ano inteiro. Em algumas delas é necessário agendar previamente a visita, portanto, a melhor maneira de saber é entrar em contato para não ter problemas.
1. Miolo
Sediada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, a vinícola Miolo oferece uma experiência completa ao visitante, com direito a um minicurso de degustação, acompanhamento de enólogo, passeio pelos caves e parreirais.
O local é muitíssimo bonito e organizado e conta ainda com um Wine Garden ao ar livre, no qual o visitante pode se sentar e tomar uma taça de vinho enquanto admira a bela paisagem em ambiente seguro e confortável em meio à natureza.
Sentando em mesas que ficam disponíveis ou aproveitando o gramado para fazer piqueniques com comes e bebes, não deixe de conhecer o espaço aconchegante da Vinícola Miolo.
2. Cave de Pedra
Também localizada em Bento Gonçalves, o Cave de Pedra Winery surgiu da iniciativa de empresários que decidiram emular uma vinícola medieval em meio à Serra Gaúcha.
Conhecida por ser uma das primeiras Vinícolas Boutiques do Brasil, o charme do local e a qualidade dos vinhos e espumantes são o grande diferencial desse espaço, que conta com um castelo construído a basalto e com temperaturas amenas constantemente controladas pelos especialistas.
Os profissionais no consumo de vinhos e espumantes orientam e oferecem uma ótima experiência aos visitantes, explicando os detalhes de fabricação e tudo mais que estiver envolvido nos processos. É o local ideal para ir a dois e ter um momento único na viagem por essa região especial do Rio do Grande do Sul.
3. Vinícola Ravanello
A Vinícola Ravanello lançou seus primeiros vinhos em 2010, mas os proprietários Normélio Ravanello — de família de tradição vitivinícola na cidade de Antônio Prado — e sua esposa Rosa Maria já têm ampla experiência na área, advinda de outros tempos.
A produção no local é bastante rigorosa e profissional, com a presença de um laboratório próprio de controle e tonéis diversos para a produção de diferentes tipos de vinhos e espumantes.
A produção possui técnicas próprias e um rigoroso processo nos ciclos de fabricação, que vão desde a colheita das frutas, passando pela maturação e engarrafamento de cada peça.
Oferecem degustações de queijos e frios, visitação às vinícolas, além de estarem em um belíssimo terroir em Gramado, com mais de 2 hectares de vinhedos. Um passeio e tanto para quem preza por uma boa bebida!
4. Vinícola Don Giovanni
A vinícola Don Giovanni é uma das maiores do Vale dos Vinhedos, com nada menos que 17 hectares. Diferencia-se pelo cuidado especial na plantação, que preza pelo plantio e manutenção dos parreirais de maneira ecologicamente correta. Dispensam o uso de agrotóxicos e fertilizantes e seguem o cultivo biodinâmico, respeitando o calendário astrológico do ciclo das plantações.
Localizada no município de Pinto Bandeira, nas imediações de Bento Gonçalves, a vinícola se instalou onde era originalmente a fábrica da bebida Dreher, de origem alemã. Contam com uma charmosa pousada que dispõe de lareira, varanda com vista privilegiada para o sol e a natureza, xadrez gigante e 8 quartos para hospedagem, sendo 7 deles de alto padrão.
5. Vinícola Cainelli
Mantida desde a primeira geração da família italiana Cainelli, que chegou ao Brasil por volta de 1875, a quarta geração dos Cainelli cuida dessa tradicional vinícola em Bento Gonçalves.
Os visitantes são recebidos pelos proprietários, podem desfrutar de um jantar no porão do estabelecimento e acessar também o museu situado no segundo andar da vinícola.
Para quem busca uma experiência diferenciada, essa vinícola é muito indicada, já que tem um museu, caminhada nos vinhedos, atrações italianas e dá até para participar do processo de pisa das uvas.
Para além da degustação, o enoturismo na Vinícola Cainelli pode ser uma excelente opção, com um esplêndido local para se visitar.
Onde se hospedar para aproveitar a Serra Gaúcha?
Por ser uma região turística e que recebe milhares de visitantes, as opções de hospedagens são as mais diversas. São hotéis, pousadas, resorts e mais uma gama de diferentes tipos de acomodações para todos os gostos e bolsos, com certeza haverá uma perfeita para as suas necessidades.
Antes de decidir qual é o melhor para você, busque informações sobre cada lugar para conferir se são compatíveis com o que você deseja. Há resorts que disponibilizam uma estrutura completa com spa, piscinas, restaurante, cinema e mais uma infinidade de atrações que deixará sua estadia ainda mais agradável.
As vinícolas na Serra Gaúcha proporcionarão momentos incríveis que ficarão marcados na sua memória para sempre. O Rio Grande do Sul tem muito a oferecer aos turistas. Aproveite as informações deste post para criar a sua rota e desfrutar dos melhores vinhos do Brasil.
Se gostou de conhecer as 5 principais vinícolas na Serra Gaúcha, aproveite e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!