Quem gosta de viajar (e faz isso com alguma frequência) não abre mão de ter um bom programa de milhagem. Afinal, por meio deles, é possível economizar nas passagens, transformando os pontos adquiridos em descontos ou, até mesmo, em trechos totalmente gratuitos.
Uma dúvida, porém, que aflige quase todo usuário desses programas é como fazer para juntar milhas para viajar da maneira mais eficiente, sem desperdiçar oportunidades de somar mais alguns pontos ao seu saldo.
Neste texto, vamos apresentar algumas dicas para tornar esse processo mais rápido, aumentando a quantidade de milhas acumuladas e de viagens a serem feitas. Confira!
Priorize um programa
Cada empresa aérea tem um programa diferente. O ideal é que você escolha um deles e priorize-o, sempre que possível. Isso porque quanto mais pontos você acumula num determinado programa de milhagem, maiores passam a ser suas recompensas — inclusive na contagem das milhas.
Por exemplo, dependendo da sua categoria, cada milha pode ser multiplicada por um fator diferente. Então, nesse caso, no plano básico, as milhas são multiplicadas por 1; no próximo nível, por 1,25 e, no plano top, por 1,5. Isto é, quem está na última categoria ganha 50% a mais de milhas pelo mesmo trecho, fora outras vantagens.
Essa priorização, porém, tem limites. Não adianta pagar muito mais caro por uma passagem para ganhar milhas. Nesse caso, escolha a vantagem imediata, que é a economia.
Prefira o cartão de crédito
Tendo escolhido um programa para priorizar, adquira o cartão de crédito ligado a ele. Cada vez que você fizer uma compra, vai acumular milhas, sem nenhum custo adicional. Ou seja, cada vez que você fizer compras no supermercado, abastecer o carro ou se alimentar fora de casa, estará se aproximando do seu próximo destino.
Para essa dica, valem os mesmos alertas da primeira. Não deixe de aproveitar descontos em outras modalidades de pagamento só para comprar no crédito, nem compre coisas desnecessárias. Para viajar bastante, o primeiro passo é sempre ter suas contas em dia.
Aproveite promoções de resgate
Com frequência, as administradoras lançam promoções para a transferência dos pontos do cartão para os programas de milhagens. São bônus que podem chegar a até 100% do total, em períodos específicos. Vale a pena ficar de olho e deixar para a fazer o resgate durante essas promoções.
Acumule pontos em parceiros não aéreos
Quase todos os programas de milhagem contam com parceiros de outros setores, especialmente do varejo virtual, com os quais é possível acumular pontos a cada vez que você faz uma compra.
Então, se você precisa comprar um eletrodoméstico ou um livro, por exemplo, veja se o seu programa de milhagem tem algum parceiro que possa atender a sua necessidade (e, ainda, proporcionar alguns pontos ou milhas).
Trabalhe com as alianças
A realidade da maioria das pessoas é a de voar mais frequentemente nas (poucas) companhias áreas que atuam no Brasil.
No entanto, se você tiver a oportunidade de viajar por companhias estrangeiras, prefira aquelas que fazem parte da mesma aliança da empresa que oferece o seu programa de milhas, pois você pode transferir os pontos acumulados entre elas. Confira a relação das empresas parceiras no site do programa.
Neste texto, você conferiu algumas dicas de como juntar milhas para viajar. Por fim, deixamos um último conselho: sempre compare o valor da passagem em dinheiro com o custo dela em milhas, pois não existe uma lei ou lógica pré-definida. Às vezes, compensa mais pagar em dinheiro e guardar suas milhas para usar em um trecho que realmente valha a pena.
Se você gostou deste conteúdo e acha que vai ajudá-lo a usar melhor seu programa de milhas, que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais? Assim, vocês podem até marcar uma viagem juntos!