Se você está pensando em conhecer a Festa do Peão em Barretos e ainda não sabe como o evento surgiu e por que se tornou tão importante, entender um pouco melhor dessa história despertará ainda mais a sua curiosidade em viver de perto essa experiência.
A Festa do Peão em Barretos é um dos maiores eventos country de todo o mundo. Na América Latina não há nada na mesma proporção, e não é à toa que em 2018 quase um milhão de pessoas foram ao evento.
Se quer conhecer melhor sobre como essa festividade se tornou um marco da cultura country, continue lendo este post e aprenda com as informações a seguir.
Origem
Até os anos 1950, a cidade de Barretos ainda não havia ganhado a importância que tem hoje. Era um local pacato ao qual os vaqueiros iam para descansar e se divertir. Foi a partir do grupo “Os Independentes”, que organizou o primeiro rodeio do Brasil em 1947, que as coisas começaram a mudar na cidade.
Em 1956, aconteceu a 1ª Festa do Peão de Barretos e ao longo do tempo foi se consolidando o formato conhecido atualmente com competições em diversas modalidades, incluindo a participação de mulheres em algumas delas, e seguindo o modelo das festividades internacionais.
Hoje, são centenas de milhares de pessoas que vão ao evento anualmente e abrilhantam a cidade de Barretos e essa grande festa.
Grandiosidade
Obviamente que com tanta gente interessada em conhecer de perto a Festa do Peão em Barretos, a cidade se desenvolveu bastante. Há um amplo comércio e rede de hotelaria prontos para atender os turistas que chegam.
Na festa, tudo funciona impecavelmente. É fácil encontrar o que comer, beber, atrações variadas para se ver, acesso a banheiros e tudo o mais que oferece conforto, comodidade e segurança ao público. O apoio de grandes marcas do setor de bebidas, automóveis e outros mais possibilita que o evento tenha uma estrutura grandiosa, preparada para atender o volume de pessoas que vão à festa.
Outro ponto forte é a música, e grandes nomes do sertanejo já passaram por lá, desde Zezé Di Camargo & Luciano até Simone & Simaria. É um verdadeiro encontro de gerações da música para todos os gostos.
Curiosidades
Não são apenas os adultos que podem curtir a festa, afinal o rancho do peãozinho permite que os pequenos tenham seu próprio local de visitação no qual assistem minicompetições realizadas em carneiros. Além disso, podem se divertir fazendo a locução do que assistem com o microfone disponível no rancho.
Outra curiosidade interessante é que o número de visitantes hoje é tão alto que pode fazer com que a Festa do Peão em Barretos entre no livro de recordes Guiness Book. Conforme dissemos em outro ponto desse post é um dos maiores eventos country do mundo, sendo a maior referência na América Latina.
Como você pôde ver, essa festividade tem uma bela história que revela sua grandiosidade e peculiaridade como evento country no país. Hoje é um evento para toda a família, e quem vai a Barretos curti-lo tem uma excelente experiência turística.
Se gostou de conhecer a Festa do Peão em Barretos, aproveite para saber o que fazer pela cidade quando estiver lá.