Passar bons momentos com as pessoas que amamos é uma das coisas mais saudáveis e reconfortantes que podemos fazer durante a nossa vida, especialmente em dias tão corridos quanto os atuais. Por isso, descobrir qual é a melhor época para viajar com os filhos pequenos pode ser muito interessante.
O fato é que, pelos mais diversos motivos, nem sempre é possível separar um período no qual toda a família pode se ausentar, pois é preciso levar em conta o orçamento, o trabalho, a escola das crianças e até mesmo as condições climáticas. Confira, neste post, como simplificar o desafio!
A dificuldade em conciliar as férias
Nem sempre é possível conciliar as suas folgas com o período de férias escolares e, portanto, é preciso avaliar os prós e contras de poder passear em outros períodos. Se por um lado você pode ter que abrir mão da alta temporada, por outro você pode encontrar preços vantajosos e locais surpreendentes.
Mesmo assim, é perfeitamente possível experimentar momentos inesquecíveis com as pessoas que você ama. Muitos destinos e cidades são até mesmo mais interessantes em estações menos badaladas. Saiba mais no tópico abaixo!
Como aproveitar melhor cada estação
Cada estação traz consigo alguns pontos positivos — e você pode explorá-los em locais turísticos! Confira, abaixo, nossas dicas:
Primavera
Em linhas gerais, essa estação tende a ser um excelente período para viajar com os filhos pequenos por muitas razões. Em diversos aspectos, ela se assemelha com o verão, que costuma ser a principal época de férias, e isso, por si só, já é um ponto bastante positivo.
Mas além de contar com temperaturas mais amenas na maior parte do país, os preços costumam ser mais em conta do que os que são praticados na alta temporada. É uma boa opção tanto para quem quer ir à praia quanto para quem prefere destinos mais aprazíveis, como hotéis-fazenda. Confira alguns destinos:
- Paraty (RJ);
- Barretos (SP);
- Curitiba (PR).
Verão
Nem é preciso dizer que, para muitas pessoas, o verão é a melhor época para viajar com os filhos pequenos. Todavia, dependendo do trabalho da pessoa, nem sempre é simples conseguir se ausentar durante esse período.
Como a maioria das cidades turísticas praianas estão cheias durante a alta temporada, buscar regiões interioranas ou municípios menos populares pode ser uma excelente alternativa para quem deseja mais descanso e menos dor de cabeça.
- São Miguel do Gostoso (RN);
- Ilha de Boipeba (BA);
- Olímpia (SP).
Outono
O outono é um momento em que fica muito mais fácil achar promoções e pacotes interessantes, pois não chega a ser uma estação propriamente turística para a grande maioria dos locais.
É uma escolha certeira para quem consegue tirar férias e deseja conhecer lugares mais badalados, pois a tendência é que a procura seja menor. Com isso, você enfrentará menos filas e contratempos.
- Chapada Diamantina (BA);
- Ouro Preto (MG);
- Petrópolis (RJ).
Inverno
O inverno também pode ser considerado por muitos como a melhor época para viajar com os filhos pequenos, sobretudo porque coincide com as férias escolares de julho. As grandes atrações desse período são os destinos de frio e os locais nos quais são celebradas grandes festas juninas.
- Campos do Jordão (SP);
- Gramado (RS);
- Penedo (RJ).
Com essas dicas, você poderá programar suas próximas viagens e se divertir muito em família! E então, já fez sua escolha?
Se você gostou deste conteúdo, confira também nosso artigo sobre o que fazer nas férias de julho!