Olímpia está localizada no interior do estado de São Paulo, a 450 km da capital e próxima das cidades de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. É uma estância turística que atrai, atualmente, visitantes do mundo todo, seja por seus parques de águas quentes ou pelo Festival Nacional de Folclore.
Fundada em 02 de março de 1903, essa estância turística está celebrando seus 116 aninhos com muita vitalidade e energia. Com os parques aquáticos que a cidade possui, você e sua família encontram muita animação e diversão, mas Olímpia não se resume a isso. Aproveitando toda a graciosidade e alegria, listamos abaixo alguns locais que são excelentes para curtir com toda a família durante a estadia em Olímpia.
1 – Wyndham Olímpia Royal
Maior complexo hoteleiro do Brasil, o Wyndham Olímpia Royal Hotels é um resort completo, com um complexo de 11 piscinas, sendo 2 cobertas e uma com borda infinita, além de 10 ofurôs, 2 saunas e uma completa infraestrutura para a criançada, com recreação todos os dias. O resort conta com 9 pontos para alimentação diversificada, um restaurante self-service e entrada exclusiva ao terceiro parque aquático mais visitado do mundo. Os ingressos para o parque podem ser adquiridos no próprio resort, mas para quem preferir permanecer lá, ainda pode contar com brinquedoteca, academia, sala de jogos, quadra poliesportiva e muito mais.
2 – Thermas dos Laranjais
Quinta parque mais visitado do mundo, o Thermas dos Laranjais é a alavanca turística da cidade. Com dezenas de atrações e milhares de visitantes diariamente, é diversão garantida para toda a família.
Entre os destaques estão as piscinas de ondas e o rio bravo, bem como os complexos de toboáguas que proporcionam diversão e adrenalina para todas as idades.
3 – Museu de História e Folclore
Inicialmente alocado em um casarão que data dos anos 20, o Museu de História e Folclore de Olímpia encontra-se atualmente em um outro casarão, dos anos 40, pois sua sede original está em processo de restauração. Seu acervo é composto por mais de 3 mil peças catalogadas, além de uma locomotiva inglesa que fez, entre os anos de 1940 e 1950, o elo da cidade com vários destinos do país. A visitação pode ser realizada de terça à domingo, a partir das 9 horas da manhã.
4 – Igrejas Matrizes de São João Batista e Nossa Senhora Aparecida
Localizadas na região central da cidade, margeando o ribeirão Olhos D’água, essas duas igrejas ficam de frente uma com a outra, em pontos altos da cidade, distanciando cerca de 800 metros. A primeira é um marco arquitetônico pela sua construção, com linhas tênues, murais e esculturas de madeira no interior, além de conter uma torre de relógio com quase 20 metros de altura.
Do outro lado da margem do ribeirão está a outra matriz da cidade. A Igreja de Nossa Senhora Aparecida data de 1958 e mantém os traços góticos desde a sua construção, em formato de cruz e com várias estátuas ordenando seu exterior e interior. Durante a semana do dia 12 de outubro, é realizada uma quermesse em homenagem à padroeira da comunidade que atrai pessoas de toda a região.
5 – Feira de artesanato
Criando um espaço para que os artesões da cidade possam apresentar e vender seus trabalhos, e também focando em reunir turistas e famílias olimpienses em um ambiente agradável foi criada a Feira Olímpia Mostra Olímpia. Realizada todas às sextas e sábados na Praça da Matriz, região central da cidade, até às 22 horas, a feira conta com 30 stands e uma ampla variedade de opções para alimentação.
Entre os produtos que serão comercializados estão doces artesanais, embutidos, trabalho em madeira, patchwork, fuxico, camisetas, cerâmica, biscuit, trançado estrela e muitos outros trabalhos de artesãos de Olímpia e região.
6 – Orquidário
Para os amantes da natureza e, principalmente, de flores, a cidade oferece um orquidário, que está localizado atrás da Praça de Atividade Folclóricas. O Orquidário Aguapey fornece um passei onde se pode conhecer mais a grande variedade de espécimes do local, todo o processo de cultivo, plantio, produção e comercialização das flores. Os visitantes ainda podem comprar exemplares na lojinha do local, que fica aberta até às 20 horas.
7 – Festival Nacional do Folclore
Indo para sua 55º edição, o Festival Nacional do Folclore é um marco cultural de Olímpia, onde grupos de vários estados do Brasil se reúnem para compartilhar tradições e propagar a essencial e identidade nacional em suas origens.
Realizado anualmente no mês de agosto, o festival atrai milhares de turistas durante seus 10 dias de realização, onde oferece atrações como pratos típicos regionais, danças, contos, campeonatos e diversas lojas onde você pode adquirir lembranças típicas de qualquer canto do país. É ponto de parada obrigatória para quem vai à Olímpia no mês de agosto, pois é uma festa linda e repleta de brasilidade.
Mas a pequena e cativante Olímpia tem muito mais para oferecer! Já foi para lá e tem algum lugar lá que te encantou? Deixa nos comentários para a gente saber também. E, mais uma vez, parabéns Olímpia pelos seus 116 anos.