A expectativa de vida está crescendo significativamente no Brasil. De acordo com o relatório do Banco Mundial, até 2050, haverá no país 65 milhões de cidadãos com mais de 60 anos. Consequentemente, esse fato faz com que aumente também o chamado turismo na terceira idade, em que pessoas idosas investem em viagens — principalmente, as nacionais.
Em um primeiro momento, você pode imaginar que fazer uma viagem nessa faixa etária é uma questão apenas de lazer. Mas não se engane: muito além disso, esse tipo de atividade oferece inúmeros benefícios aos idosos, como a oportunidade de vivenciar novas experiências e melhorar a saúde do indivíduo, seja ela física, seja ela emocional.
Portanto, para que você se aprofunde no assunto, trouxemos neste post as principais vantagens que uma viagem pode proporcionar durante a melhor idade. Acompanhe a leitura e saiba mais!
Ajuda na sociabilização
Fazer uma boa viagem, tanto nacional, quanto internacional, é uma excelente oportunidade para socializar com outras pessoas. Essa socialização pode ocorrer com parentes próximos e que estejam no mesmo passeio, com moradores do destino visitado ou, até mesmo, com outros turistas.
Como muitos idosos passam boa parte do tempo sozinhos, já que não têm uma rotina de trabalho ativa, as viagens são ótimas soluções para acabar com esse isolamento e permitir que o indivíduo faça amizades e crie laços a cada nova experiência.
Alguns deles, inclusive, mantêm essas amizades por um bom tempo e acabam planejando outras viagens com os seus novos amigos, mesmo depois de retornar para casa. Bacana, não é?
Diminui a possibilidade de depressão após a aposentadoria
A terceira idade é um momento da vida em que muitas pessoas se aposentam. Ou seja, após anos de trabalho, o indivíduo, finalmente, pode descansar e cuidar de si mesmo. Contudo, nem sempre é isso o que acontece.
Uma vez afastadas do ambiente corporativo, muitas pessoas adoecem e acreditam que não são mais úteis para a sociedade — situação esta, que pode levar a uma depressão.
É por essa razão que o turismo na terceira idade é tão importante. Ao viajar e conhecer novos lugares, o indivíduo percebe que a vida não acabou e que há muito mais experiências a serem exploradas.
Com certeza, essa é uma alternativa e tanto para tratar da saúde emocional dos idosos e preencher a rotina dessas pessoas com sensações positivas e muita autoconfiança. Vale a pena!
Oferece mais qualidade de vida para o indivíduo
Pensava que o turismo na terceira idade oferecia apenas benefícios psicológicos aos indivíduos? Não mesmo!
Além de proporcionar mais autoconfiança e estimular a socialização, essa prática ajuda a melhorar a saúde física dos idosos. Explicamos: muitas viagens são compostas por atividades diárias, como caminhadas e passeios até os pontos turísticos e restaurantes.
Com isso, a circulação corporal melhora significativamente, estimulando o fluxo sanguíneo e diminuindo também a pressão arterial.
E não é só isso: caso o idoso viaje para alguma pousada ou spa, ainda é possível se beneficiar de outros recursos excelentes para a saúde. Esse é o caso de massagens, ginásticas, aulas de alongamento e sauna. Juntas, essas ações melhoram muito a qualidade de vida do indivíduo.
Ajuda a fortalecer a memória
Infelizmente, com o passar do tempo, a memória de todo ser humano começa a envelhecer. Ou seja, se antes era fácil armazenar informações, depois dos 60, isso já não é tão simples assim.
E para evitar esse cenário, o ideal é manter a memória sempre ativa e estimulada — que é o que acontece ao viajarmos. Quando conhecemos um lugar diferente, o cérebro passa a assimilar informações novas, reforçando também as lembranças antigas.
Por isso, nunca descarte a hipótese de viajar. Esta é, inclusive, uma excelente maneira de manter a cabeça funcionando e prevenir uma série de doenças sérias, como o Alzheimer.
O que não faltam são vantagens para aqueles que praticam o turismo na terceira idade. Invista nessa ideia e ofereça essa oportunidade para os seus pais ou familiares próximos. Eles vão adorar!
Gostou e quer continuar por dentro do assunto? Então aproveite a leitura e descubra os melhores destinos para viagens na terceira idade!