Todo mundo sabe que a região sul do país é o local onde o inverno brasileiro é sentido de forma mais intensa. No entanto, há também outros destinos de frio no Brasil para se passar o inverno e aproveitá-lo de uma forma muito aconchegante.
Para ajudar você a escolher o melhor local para curtir o friozinho dessa estação, apresentamos quatro dicas de destino. Neles, você encontrará o melhor que a estação mais fria do ano pode oferecer.
1. Gramado (Rio Grande do Sul)
A cada inverno, milhares de turistas reservam seu lugar nesse pedacinho europeu do Brasil. Afinal, ninguém quer perder as atrações que a cidade oferece e, além disso, a possibilidade de ver a neve cair.
Para quem deseja se aquecer e se divertir, a Rua Coberta, um dos pontos mais charmosos da cidade, concentra uma grande variedade de cafés. Porém, se o objetivo for fugir da agitação, procure pelos cafés coloniais. Além disso, há também os fondues dos restaurantes italianos que são um símbolo da gastronomia local.
Castelos, ferrovias e cartões-postais de diversos países formam o parque temático a céu aberto Mini Mundo. O local tem cerca de 140 réplicas que chegam a ser mais de 20 vezes menores que o tamanho original.
Para os amantes da sétima arte, a grande atração é o Festival de Cinema de Gramado, que, há mais de quatro décadas, premia e acompanha a trajetória do cinema nacional.
2. Petrópolis (Rio de Janeiro)
Quem disse que o Rio de Janeiro vive só de praia? Na região serrana da cidade, encontra-se uma charmosa opção de destino para aproveitar as baixas temperaturas. Quem gosta de história e não resiste aos encantos de palácios, catedrais e memórias da realeza vai se encantar com Petrópolis.
Antiga residência da família real, o Palácio Imperial é o principal cartão-postal da cidade. Hoje, o local funciona como um museu temático, no centro histórico de Petrópolis. Os amplos jardins e a rebuscada arquitetura do prédio impressionam os visitantes.
Se quiser se aventurar como nos velhos tempos, suba em uma das charretes que circulam pelas ruas e vá conhecer as catedrais ou as antigas casas de personalidades, como a residência de verão de Alberto Santos Dumont, o “Pai da Aviação”.
O Festival de Inverno de Petrópolis leva atrações aos pontos históricos da cidade. Já a herança germânica inspira uma programação cheia de atividades culturais, pratos típicos e danças folclóricas que resgatam as tradições dos colonizadores na Festa do Colono Alemão.
3. Campos do Jordão (São Paulo)
Interessado em paisagens de cair o queixo e restaurantes requintados com excelentes combinações de vinhos e fondues a apenas 180 km de São Paulo? Conheça Campos do Jordão, a cidade que se tornou o destino de inverno preferido dos paulistas. Os encantos e atrações da chamada “Suíça Brasileira” foram pensados para europeu nenhum colocar defeito. E o melhor: podem ser curtidos por gente de todas as idades.
Além dos restaurantes badalados e das lojas de grife, a cidade chama a atenção por sua vasta programação cultural. Também há opções de trilha, visitação a fábricas de cerveja e passeios de trem.
É lá que ocorre o maior evento de música clássica do país: o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. O evento apresenta ao público, em palcos espalhados pela cidade, concertos sinfônicos com a participação de prestigiados artistas nacionais e internacionais.
4. Monte Verde (Minas Gerais)
No lado mineiro da Serra da Mantiqueira, a 150 km da capital paulista, Monte Verde é a opção para quem prefere mais tranquilidade e menos gente. Localizada a 1.600 metros de altitude, a vila mineira é protegida dos ventos por grandes picos, cheira a eucalipto e é repleta de casas que remetem às regiões da Alemanha, Hungria e Suíça.
Além de curtir o frio, passear pela cidade, aproveitar a deliciosa culinária de raiz europeia e muitas atividades ao ar livre, como trilhas e cavalgadas, são as principais programações de quem visita Monte Verde.
Com essas dicas, não vão faltar alternativas de destinos de frio no Brasil para curtir o inverno em grande estilo! Nessa época do ano, essas cidades podem oferecer ótimas opções de lazer.
Compartilhe este post nas redes sociais e combine com seus amigos a próxima viagem!