A economia compartilhada tem sido responsável por alternativas diversas no mundo contemporâneo, como serviços de transporte particular e hospedagem em imóveis particulares. A multipropriedade imobiliária faz parte dessa realidade e ainda é pouco conhecida e explorada no Brasil.
Se você já ouviu falar de ambos os conceitos, mas ainda não domina o assunto, saiba que conhecê-los melhor pode ser uma forma de adquirir um novo imóvel e rentabilizá-lo. Prossiga com a leitura para entender o que, afinal, é a multipropriedade imobiliária e se beneficie das informações a seguir.
O que são economia compartilhada e multipropriedade imobiliária?
Economia compartilhada é um termo utilizado para atividades diversas que vão desde relações profissionais até transações comerciais que visam substituir a lógica da aquisição predominante na sociedade de consumo do século XX pela da troca, locação e ocupação temporária.
A internet tem sido a grande mediadora desse processo por meio, por exemplo, de aplicativos como o Uber ou plataformas como o AirBnb, que permitem o acesso remoto a essas ofertas, movimentando um mercado importante do mundo contemporâneo.
A multipropriedade imobiliária começa a crescer justamente nesse contexto, se caracterizando pela compra coletiva de um imóvel no qual os proprietários poderão usufruir dele igualmente, inclusive utilizando esse bem para locação.
Como funciona?
Na multipropriedade imobiliária, um imóvel pode ser vendido por cotas a serem adquiridas pelos compradores que então poderão utilizar esse bem por períodos pré-fixados de acordo com o investimento feito. Seja para residência ou rentabilização por meio do aluguel, os detentores das cotas terão o direito de usufruírem desse bem da forma como bem entenderem ou por meio de um convênio firmado por meio do condomínio.
No Brasil, o projeto de Lei número 7553/2017, que regulamenta o funcionamento da multipropriedade imobiliária, ainda tem algumas lacunas a serem resolvidas. Uma delas diz respeito a casos em que o endividamento de um dos proprietários não pode acarretar prejuízo para os demais.
Outra situação importante que vem sendo debatida e que procura ser solucionada é a respeito das mudanças na estrutura do imóvel, já que se trata de um bem compartilhado e que deve atender ao interesse de todos os proprietários. Independentemente disso, existem vantagens importantes que merecem ser consideradas por quem pensa em investir nessa possibilidade. Continue lendo para descobrir quais são.
Quais são as vantagens?
Comprar um imóvel de férias por conta própria não é lá uma tarefa muito simples, não é mesmo? Imagine então poder se associar a outros compradores e realizar esse objetivo usufruindo desse bem nas férias ou alugando-o a um bom preço a fim de aumentar a sua renda?
São justamente características como essas que fazem com que a multipropriedade imobiliária seja uma grande vantagem para quem quer adquirir imóveis sem que isso saia tão caro e ainda poder aumentar os seus rendimentos por meio de aluguel.
Quando devo usá-lo?
Se você não quer investir um alto valor na aquisição de um imóvel ou se tem pretensões de adquirir um bem que não seja para moradia, a multipropriedade imobiliária desponta como melhor alternativa em ambos os casos.
Pessoas que já têm casa própria ou estão satisfeitas com sua moradia de aluguel e buscam um bom lugar para ficarem quando realizam turismo encaram essa modalidade de residência como a melhor opção. Aqueles que consideram adquirir uma casa de veraneio mas não querem dispender de muitos recursos para isso também encontram na multipropriedade imobiliária uma solução.
Qual é a relação com a economia compartilhada?
Bom, antes de encerrarmos o post queremos ressaltar a relação dessa modalidade de imóvel com a economia compartilhada. Acompanhe os pontos abaixo:
- os custos de manutenção são compartilhados;
- cada proprietário usufrui do imóvel e assume a responsabilidade pelos custos de manutenção de acordo com o investimento feito;
- todos podem permanecer no imóvel temporariamente bem como alugá-lo enquanto estiver no período de usufruto de cada um.
Como você pôde ver ao longo desse post, essa alternativa para aquisição de imóvel é uma possibilidade e tanto para quem busca uma outra maneira de adquirir o seu próprio bem. Aproveite bem das informações dadas para realizar isso da melhor maneira.
Se gostou de saber o que é multipropriedade imobiliária, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as soluções que temos para você.