Você já ouviu falar em turismo na terceira idade? Essa é uma forte tendência que tem conquistado muitas famílias no Brasil. Se antes, as pessoas que chegavam aos 60 anos acreditavam que a vida já tinha acabado, agora, tudo mudou. Com o aumento da expectativa de vida, muitos passaram a encarar essa fase com outros olhos.
Para boa parte da população, essa é considerada a melhor fase para curtir a família, viajar para resorts e aproveitar o que há de melhor. Inclusive, com essa prática, é possível ter mais qualidade de vida e bem-estar.
Mas é claro que tudo isso exige certo cuidado. Antes de embarcar em uma viagem, é importante conferir a infraestrutura do resort, os serviços oferecidos no local e, até mesmo, a variedade do buffet. Pensando em ajudar você a escolher a hospedagem ideal, listamos neste post todas as informações relevantes sobre o assunto. Acompanhe a leitura!
1. Analise os serviços oferecidos
O primeiro passo para escolher o resort ideal para a terceira idade é conhecer muito bem os serviços oferecidos no local. Isso porque, ao se tratar de idosos, cuidado, conforto e praticidade são detalhes essenciais.
Um bom exemplo são os empreendimentos que proporcionam traslados do hotel até o aeroporto. Existem ainda resorts que contam com serviços all inclusive, ou seja, todas as refeições estarão inclusas no valor da diária e você não precisará se preocupar com deslocamentos até restaurantes ou bares. Bacana, né?
2. Considere a localização do resort
Quem é viajante sabe: um dos fatores que mais contribuem na hora de escolher a hospedagem é a localização. E, quando falamos de pessoas na terceira idade, esse cuidado deve ser redobrado.
É fundamental que o resort esteja bem localizado. Isso significa que o empreendimento deverá estar próximo às principais vias, oferecer fácil acesso aos meios de transporte da cidade e, inclusive, ter boas opções de serviço por perto, como restaurantes, lojas e farmácias.
3. Confira a variedade do buffet
Uma das principais questões a serem avaliadas por quem está planejando fazer turismo na terceira idade, é o buffet do resort. Isso mesmo!
Normalmente, muitos idosos possuem restrições alimentares. Alguns, por exemplo, não podem comer alimentos industrializados e ultraprocessados, como salgadinhos, biscoitos recheados ou pratos muito condimentados.
Portanto, para se prevenir de uma situação desagradável, a nossa dica é que você confira, com antecedência, as opções disponíveis no restaurante do resort, bem como os tipos de culinária oferecidos.
De todo modo, procure escolher locais que disponibilizam aos hóspedes variedade de opções de frutas, legumes, verduras, grãos integrais e carnes magras. Valerá a pena!
4. Certifique-se sobre a infraestrutura do local
A acessibilidade no resort é outro ponto fundamental. Por mais que o idoso esteja sempre disposto e, até mesmo, tenha um espírito jovem, não há como negar que essas pessoas merecem uma atenção especial em alguns momentos.
Ao escolher uma hospedagem bem equipada, será possível encontrar o máximo de conforto, além de evitar alguns problemas que podem comprometer a viagem, como acidentes indesejados.
Não sabe quais questões de acessibilidade devem ser avaliadas? Veja abaixo as principais:
- rampas de acesso e elevadores;
- corrimões nas escadas;
- barras de apoio nos banheiros;
- cadeira de rodas;
- bengalas e andadores disponíveis;
- equipe médica ou ambulatório 24 horas para emergências.
5. Saiba mais sobre as opções de lazer
Por fim, que tal dar uma espiadinha nas opções de lazer do resort? Esqueça os locais que oferecem modalidades de esportes radicais, festas intermináveis e demais programações intensas e agitadas. Provavelmente, o idoso não se sentirá bem nesses espaços e ocasiões.
Em vez disso, prefira resorts com atividades tranquilas e que visem o repouso, a recreação e o bem-estar. Alguns empreendimentos costumam oferecer aulas de ioga, alongamento, dança, sessões de massagem, hidroginástica, caminhadas e oficinas de artesanato. São muitas opções!
Depois de todas essas dicas, ficou muito fácil fazer turismo na terceira idade e agradar quem você mais ama. Aproveite!
Gostou de nosso post? Para receber mais conteúdos exclusivos como este, não perca tempo e assine nossa newsletter!