Quem não ama viajar? Há quem diga que conhecer novos lugares é um dos grandes prazeres da vida. E fazer tudo isso com quem amamos, é melhor ainda! No entanto, na hora de escolher o destino de viagem, sempre surge a dúvida: para onde vamos?
Quando viajamos com outras pessoas, precisamos considerar os gostos e as necessidades de cada um. Inclusive, nesses momentos, o orçamento disponível também pode falar mais alto.
Se você também sofre com esses problemas durante o planejamento das férias, este post é para você! Para que você não tenha mais dúvidas, reunimos algumas dicas para você encontrar o destino perfeito e viver dias incríveis. Confira!
1. Defina o orçamento para a viagem
O orçamento é, sem dúvida, o fator mais importante para quem está organizando as férias. Para encontrar o lugar ideal, é preciso saber exatamente o seu orçamento. Para calcular com exatidão, considere os seguintes quesitos:
- o valor da passagem ou combustível;
- número de dias de hospedagem;
- gastos com alimentação;
- transportes no local;
- passeios turísticos e diversões;
- compras pessoais e lembrancinhas.
Seguindo esse pensamento, a nossa dica é que você elabore uma planilha de custos — considerando todo o dinheiro disponível para essa viagem. O orçamento está curto? Considere curtir as férias em um destino nacional, que seja parecido com o seu sonho. Há, ainda, a possibilidade de encurtar o período em que você e a sua família ficarão fora.
2. Escolha a melhor época do ano
Outra questão que influencia na hora de escolher o destino de viagem é a época do ano. O ideal é selecionar uma data que seja longe da alta temporada. O motivo? Simples: durante esse período, é comum que muitos lugares recebam um grande número de visitantes.
A consequência disso é uma só: passagens, hospedagens e restaurantes passam a cobrar um valor mais elevado, por conta da grande procura. Portanto, se estiver em busca de uma viagem econômica, prefira viajar durante a semana e evite os feriados.
Além disso, caso você faça a sua viagem de carro, lembre-se de que, nessas épocas, as estradas ficam congestionadas e os aeroportos levam o dobro do tempo para atender a todos.
3. Confira o tempo de viagem
Quanto tempo você e a sua família pretendem passar viajando? Você está planejando realizar uma viagem curta, em um único fim de semana ou em um mês inteiro? Definir o seu tempo de viagem é fundamental para calcular o orçamento e decidir o tipo de destino.
Alguns países, como a Austrália ou o Japão, estão localizados muito longe do Brasil. Assim, é preciso incluir no calendário ao menos um dia e meio de transporte aéreo para visitar esses locais. Isso tudo sem contar as trocas de fuso horário.
Se você estiver com a agenda restrita para as férias, prefira viajar por regiões mais próximas de onde você mora. Assim, todos aproveitarão ao máximo os dias de diversão.
4. Pesquise sobre os passeios do seu destino
Antes de fechar o seu pacote de viagens, que tal conferir quais são as principais atrações do seu destino? Aproveite esse momento para conversar com a sua família e, juntos, decidam as atividades que são mais adequadas para todos.
Parques, praias, museus, restaurantes, bares, roteiro de compras — opção é o que não falta! Para não ter erro, defina o que você pretende: se é relaxar, aprender novas culturas ou, quem sabe, se aventurar por aí.
Isso é decisivo para a escolha do destino e também para o seu planejamento financeiro. Se você deseja evitar dor de cabeça, faça esse levantamento com, no mínimo, seis meses de antecedência. Esse é o tempo ideal para que você e os seus familiares se organizem e avaliem os principais pontos de visitação.
E então, com as nossas dicas ficou mais fácil escolher o destino de viagem ideal? Não se esqueça de providenciar todos os documentos necessários, como o RG ou a certidão de nascimento e, em alguns casos, o passaporte, as vacinas obrigatórias e o visto.
Agora que você já está por dentro do assunto, compartilhe este post nas suas redes sociais para deixar os seus amigos atualizados!