Quando foi a última vez que você tirou férias do trabalho? Um tempo de férias de verdade, totalmente offline, sem receber ligações do escritório, abrindo e-mails, olhando os aplicativos de conversa e preocupado em saber como estão as coisas por lá? Difícil né!?
Todo mundo sabe que um dos benefícios mais óbvios das férias é a redução do estresse causado pela correria do dia a dia, porém, para isso é preciso pisar no freio e, literalmente, “esquecer” o que ficou pra trás para aproveitar o momento ao máximo ao lado de quem a gente gosta.
Pensando nisso, desta vez vamos te ajudar com dicas de como realmente se desligar da correria diária, preocupações e aproveitar ao máximo suas merecidas férias. Preparado?
ORGANIZE SUA SAÍDA DO TRABALHO COM ANTECEDÊNCIA
Organizar as férias com antecedência é uma dica que sempre damos aqui no blog, bem como escolher o destino ideal, a melhor data, onde ficar e por aí vai, porém, para você poder aproveitar ao máximo esse período tão esperado, planeje-se dentro do próprio trabalho.
Enquanto você estiver fora, outras pessoas estarão trabalhando, por isso, é fundamental não deixar nenhuma pendência. Organize seus arquivos e pastas de maneira que qualquer pessoa possa encontrar o que procura, assim, as chances de interromperem seu dia de sol são bem menores. Não se esqueça de explicar suas tarefas diárias para um colega e salve uma mensagem automática de e-mail informando a sua ausência, retorno e quem ficou responsável durante o período.
SAIA DO CELULAR E EVITE LEVAR NOTEBOOKS E AFINS
Talvez uma das dicas mais difíceis para se seguir seja esta de não carregar o celular para todos os lugares ou ficar olhando para a tela a cada 5 minutos, procurando atualizações nas redes sociais, e-mails etc. Aproveite o período de férias para curtir mais a família, os filhos e se divertir. Deixe de lado até mesmo as fotografias. É muito mais válido uma lembrança de verdade do que uma foto na rede social. #ficadica
Caso não seja possível se desligar totalmente devido ao cargo ocupado no trabalho, reserve um horário no começo ou no final do dia para se comunicar, assim, você consegue resolver qualquer pendência sem stress e sem estragar suas férias.
FAÇA O OPOSTO DO QUE ESTÁ ACOSTUMADO A FAZER NO TRABALHO
Tem gente que passa o dia todo sentado falando ao telefone, no celular ou em frente a um computador; outros ficam em fábricas e escritórios; alguns em carros; e outros em trabalhos braçais. A dica aqui é, durante as férias, se opor a tudo isso.
Independente de sua realidade no trabalho, o interessante é você fazer exatamente o oposto do que está acostumado, ou seja, se fica o dia todo sentado no trabalho, que tal umas férias animadas com bastante atividades físicas na natureza ou em parques de diversão? Se vive na correria dos centros urbanos, que tal descansar no campo ou na praia?
A ideia é fazer coisas diferentes, isso irá te ajudar a perceber que você está realmente de férias e que precisa modificar sua rotina, deixando de lado suas responsabilidades profissionais nesse período.
ENTREGUE-SE 100%
Que atire a primeira pedra quem nunca, durante um momento de diversão, parou e pensou: “Quando voltar vou ter um monte de coisas para resolver!” ou “Será que eles lembraram que tinha que fazer isso?”, pois bem, é natural, portanto, a dica é você se entregar 100% às suas férias com foco na diversão, na alegria e na felicidade de toda sua família. Controle seus pensamentos e prefira pensar em qual piscina é mais gostosa para ficar, qual o próximo restaurante a conhecer, qual o melhor horário para pegar um bronze e assim por diante. A regra é uma só, se é pra se preocupar que seja em se divertir!
Viu só, não é tão difícil assim se desligar e aproveitar ao máximo esse momento tão esperado. Com essas dicas, com certeza suas férias serão mais proveitosas e relaxantes, trazendo mais energia e te deixando renovado para exercer ainda melhor sua função.
Tem alguma outra dica que você faça para se desligar do trabalho? Conhece alguém que precise dessas sugestões? Então compartilhe esse link e deixe seu comentário dando a sua dica, afinal de contas, todos nós somos ESPECIALISTAS EM FÉRIAS COMPLETAS.