A Patagônia é na opinião de 10 entre 10 turistas, um dos destinos mais belos do mundo. Localizada sobretudo na Argentina, mas com uma pequena extensão além da fronteira com o Chile, a região possui cenários que mais parecem pinturas, uma verdadeira obra de arte esculpida na natureza. É um dos locais preferidos pelos praticantes de esportes e amantes da natureza selvagem e intocada. Muitos procuram o destino para atividades de pesca, caminhada, ciclismo, montanhismo, cavalgada e canoagem
.
Puerto Varas, uma das nossas dicas de destinos GR GROUP, é a porta de entrada para a Patagônia chilena. Próximo à cidade, temos o Parque Nacional Hornopirén, conhecido pela sua rica biodiversidade, tanto que faz parte da Reserva Mundial da Biosfera das Florestas Tropicais Temperadas dos Andes do Sul e protege quase 9 mil hectares de Alerces, um tipo de árvore majestosa e milenar encontrada na região.
Esse visual de rios e lagoas emoldurados por montanhas fantásticas é facilmente encontrada em todos os cantos do parque. Com certeza, você vai voltar com a energia renovada após o passeio.
Outro destaque é o Parque Nacional del Alerce Andino, com 39 mil hectares, a 47 quilômetros de Puerto Montt. Seus bosques são tomados pela árvore que dá nome ao local, o alerce. Esses gigantes da Patagônia podem viver até 3 mil anos e seu tronco chega a ter 80 metros de altura. Áreas como o Lago Chapo e o Rio Correntoso também são os atrativos do parque.
Um pouco mais abaixo, temos o Parque Pumalín Douglas Tompkins, um lugar incrível, intocado e com paisagens de tirar o fôlego. O Parque Nacional foi declarado Santuário da Natureza – designação especial do governo chileno que concede à terra proteções adicionais para garantir os seus valores ecológicos. Hoje, ele é visitado por milhares de turistas anualmente, sendo administrado pela iniciativa privada da Fundação Pumalín.
Você pode conhecer esses paraísos próximos a Puerto Varas, através do intercâmbio de semanas de férias, ou através do nosso Clube de Férias, o Wyndham Club Brasil.