O Cajueiro de Pirangi fez 134 anos e nós participamos da festa!
Considerado o maior cajueiro do mundo, o Cajueiro de Pirangi, recebeu no mês de dezembro uma comemoração tão especial quanto a data, e nós estivemos presentes para prestigiar! São 134 anos de história no pequeno município de Parnamirim, região metropolitana de Natal.
Uma das principais atrações turísticas do Rio Grande do Norte, o Cajueiro recebe milhares de visitantes todos os anos e é quase tão famoso quanto as dunas e praias paradisíacas da região. O estímulo à cultura local e às belezas naturais é um dos nossos compromissos como GR Group, por isso valorizamos todas as iniciativas que incentivam a construção de uma comunidade mais alinhada à própria essência.
A comemoração foi linda! Tivemos entrada gratuita durante todo o dia, apresentações culturais dos grupos Tambores Peregrinos e a Fanfarra da Escola Estadual Maria Araújo e, é claro, uma grande festa com representantes locais – o bolo foi por nossa conta!
História do Cajueiro
Uma das principais atrações turísticas do litoral potiguar, na praia de Pirangi, a árvore tem a idade estimada com base em antigos relatos da população local. A tradição oral aponta que o cajueiro foi plantado em dezembro de 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira.
Embora a datação precisa da planta não tenha sido feita, a ciência já explica como uma única árvore conseguiu se estender por 9.154 metros quadrados de área, virando o habitat de diferentes espécies de animais.
Enquanto um cajueiro vive em média 50 anos, o “senhor centenário” continua frutificando e servindo de abrigo para animais como lagartos, timbus, aves migratórias, abelhas gigantes, formigas, entre outras espécies.
A safra começa em novembro e segue até janeiro, embora em algumas ocasiões ainda seja possível encontrar frutos até o mês de março. Em 2021, foram colhidos cerca de 15 mil cajus.