Quando o assunto é viajar de avião com criança, muitos pais ficam pra lá de inseguros. A preocupação é ainda maior quando os filhos são ainda pequenos e o destino da viagem é mais distante.
No entanto, para a felicidade de muitos adultos que estão planejando os dias de férias, essa aventura pode ser bastante tranquila — basta tomar alguns cuidados básicos antes e durante o embarque.
Está precisando de ajuda nessa tarefa? Acompanhe o post e confira algumas dicas valiosas para aproveitar o trajeto sem dor de cabeça!
1. Fique de olho na idade da criança
Antes mesmo de comprar as passagens, é interessante prestar atenção na idade do seu filho. Isso porque algumas companhias aéreas podem definir o tempo de vida mínimo para que as crianças embarquem no avião.
Para garantir total segurança durante o voo, o recomendado é que somente bebês acima de dois anos possam participar desse tipo de viagem. O motivo é claro: as aeronaves são consideradas locais com grande facilidade de proliferação de bactérias e, nesse caso, um recém-nascido ainda está desenvolvendo o seu sistema imunológico.
O grande perigo para quem pretende viajar de avião com criança está na facilidade de transmissão de doenças. Ou seja, os seus momentos de diversão podem se tornar um grande problema para toda a família. Fique de olho!
2. Confira os valores das passagens
Algumas companhias aéreas costumam transportar crianças, de até dois anos, sem a cobrança da passagem. Nessas situações, o bebê deverá passar todo o trajeto no colo dos pais, responsáveis ou uma pessoa que seja maior de 12 anos de idade. Caso a passagem seja cobrada, o preço é equivalente a 10% do valor da passagem comum.
Já para crianças acima de dois anos, a recomendação obrigatória é que seja cobrado de 50% a 75% do valor completo da tarifa.
Antes de adquirir os seus bilhetes de viagem, é fundamental informar a presença de um bebê ou criança — esse detalhe deve ser considerado tanto para consultas em agências físicas, quanto para buscas on-line. Seguindo esse passo, você poderá checar o valor de desconto oferecido pela companhia no mesmo instante da compra.
3. Carregue todos os documentos necessários
Toda e qualquer criança ou bebê deverá viajar com um documento de identificação — e o mesmo vale para os adultos e acompanhantes. Na hora do embarque, as seguintes documentações são aceitas:
- documento de identidade (RG);
- certidão de nascimento;
- passaporte.
Anote a dica: a criança vai viajar sem os pais? Independentemente de ser uma viagem nacional ou internacional, é imprescindível que o responsável leve uma autorização, com firma reconhecida, do genitor que não poderá embarcar no voo.
4. Leve uma bagagem de mão infantil
Assim como os adultos, os pequenos também devem viajar com uma bagagem de mão. Lembre-se de que, dependendo do seu destino de viagem, serão horas de voo, e isso pode incluir: refeições, sonecas, brincadeiras e, até mesmo irritação ou desconfortos. Abaixo, selecionamos tudo o que você deverá levar no avião:
- remédios — consulte o pediatra e solicite uma lista de medicamentos para levar na viagem. Analgésicos, antitérmicos e dosagens para enjoo podem ser necessários;
- roupas — para bebês, você pode levar uma ou duas combinações de roupas. Isso inclui babadores e um cachecol, caso o destino de chegada apresente baixas temperaturas;
- itens de higiene — álcool gel, lenços umedecidos, lenços de papel e forros descartáveis para vasos sanitários são sempre bem-vindos;
- fraldas — o seu filho ainda usa fraldas? Se sim, na mala de bordo, carregue duas ou três fraldas;
- lanchinhos — mesmo que a companhia aérea ofereça refeições, é interessante incluir na bagagem alguns biscoitos, sucos, frutas, chocolates ou papinhas prontas e que possam ser aquecidas no próprio avião;
- opções para entretenimento — outra dica é levar brinquedos, desde que não tenham músicas altas ou buzinas. Livros, cadernos de desenho, ursinhos e bonecas são excelentes opções.
Viu, só? Viajar de avião com criança pode ser mais fácil do que você imaginava. Organize tudo com antecedência e você fará um trajeto bastante tranquilo!
Achou as nossas dicas valiosas para você? Aproveite a leitura e compartilhe este post nas suas redes sociais. Os papais de plantão vão adorar!