Dezembro chegou e com ele as comemorações de final de ano, cheia de luzes, cores e efeitos que encantam adultos e crianças ao redor de todo o globo terrestre. Segundo a tradição cristã, o dia certo para montar a Árvore de Natal é no primeiro domingo do Advento, ou seja, o tempo litúrgico que dura quatro semanas e marca a preparação para o nascimento de Jesus. Este ano, a data foi o dia 1º de dezembro. Mas você sabe o que significa cada enfeite? Para sanar todas as dúvidas, nós fizemos uma super pesquisa e descobrimos o que cada coisa significa, então separe sua árvore e vem com a gente.
Árvore de Natal
Um dos primeiros enfeites a serem lembrados nesta época. Segundo alguns registros históricos, a primeira Árvore de Natal surgiu no norte da Europa no século XVI, mas foi difundida pelo mundo no século XIX. Antes mesmo do nascimento de Jesus, as árvores (geralmente pinheiros) já eram enfeitadas com o propósito de comemorar a chegada do inverno, já que o pinheiro é a única árvore que consegue manter suas folhas mesmo no frio intenso, simbolizando a vida e a esperança.
Bolas de Natal
Seguida pela tradição das árvores, as bolas de natal representam os frutos das árvores, logo, a vida e a prosperidade. Inicialmente as frutas serviam como decoração e quando maduras eram comidas pelas crianças, porém, de acordo com a lenda, num ano que não houve frutas, um artesão fez bolas de vidro para imitá-las. De lá pra cá, em decorrência da beleza da sua arte, as bolas se tornaram tradição e hoje estão presentes em todas as casas em diversas cores.
Velas e luzes
Se tem uma coisa que deixa todo mundo encantado nessa época são as luzes de natal, amarelas, brancas, azuis ou qualquer cor que seja, elas enchem os olhos de todos, em casas, árvores, praças, carros, caminhões e tudo mais, um desses exemplos é o Natal de Gramado, conhecido no país todo como NATAL LUZ, o espetáculo deixa toda a família maravilhada, porém, o significado dessas luzes vêm da Alemanha, onde segundo a lenda, um senhor costumava colocar velas na sua janela para iluminar o caminho dos viajantes. Trazendo para o clima natalino, essas velas e luzes assumem o papel de representar a luz do nascimento do menino Jesus, além de representar também a fé.
Sinos
“Bate o sino pequenino, sino de Belém…” com certeza você leu esse trechinho cantando ou passou a infância recitando esses versos e, como a própria canção diz, os sinos representam o anúncio do nascimento de Jesus, isso porque, além de sinalizar as horas (até hoje), o toque dos sinos avisa as pessoas para se reunirem por conta de um acontecimento importante.
Estrelas
Alguns preferem colocá-la ao final, outros começam por ela, porém, ninguém deixa de fora a estrela na decoração de Natal. Bem provável que você já tenha ouvido e sabe a história do nascimento do menino Jesus, no qual 3 reis magos seguiram uma estrela até achar a manjedoura. Além de ter sinalizado o caminho que levava ao menino, a estrela representa o próprio Jesus que nasceu para guiar a humanidade. Dado curioso é que até hoje a ciência tenta explicar a sua origem como fenômeno astronômico.
E o Papai Noel? Afinal veio mesmo do refrigerante?
Existem várias histórias sobre o surgimento do Bom Velhinho, porém, a mais aceita atualmente vem de um bispo chamado São Nicolau que, segundo a lenda, lançava moedas de ouro pelas chaminés das casas das pessoas mais necessitadas na Turquia, sendo anos mais tarde reconhecido como santo.
Porém, a visão que temos atualmente do Bom Velhinho usando a longa barba branca e trajes vermelhos com botas pretas teria surgido após um poema escrito por J. R. R. Tolkien, entre os anos de 1920 e 1943, para seus filhos. De lá pra cá, devido sua popularização e publicidade (aqui entra o famoso refrigerante) temos a figura do Papai Noel.
Por aqui, a origem do nome do Bom Velhinho tem raízes no idioma francês, no qual NOEL significa NATAL, logo, o Pai do Natal. Já nos países nórdicos, Noel é conhecido como “Santa Claus” que é uma adaptação de “Sinterklaas”, forma como São Nicolau era chamado pelos holandeses.
E então, preparado para montar sua decoração? Esquecemos de algum objeto decorativo? Conta aqui pra gente e não esqueça de mostrar para todos os seus amigos. E se você ainda não sabe o que fazer nas comemorações de final de ano, fique ligado aqui no blog que temos várias opções de onde ir, o que fazer e muito mais.